No nosso dia- a -dia,
utilizamos a Matemática várias vezes. Ela é sempre utilizada através de
operações da adição, subtração, multiplicação e divisão. Por isso, é muito
importante sabermos realizar todos esses cálculos. Vamos apresentar algumas
situações cotidianas em que você precisamos
utilizar a Matemática.
Logo pela manhã, quando toca
o despertador, começamos a utilizar a Matemática. Se o relógio for digital,
lemos as horas, isto é, interpretamos aqueles números do mostrador como
representando uma quantidade de tempo transcorrida desde a meia-noite. Se for
analógico, avaliamos essa mesma quantidade através da posição relativa dos
ponteiros, isto é, avaliamos ângulos desde o ponto de referência e convertemos
esses ângulos na tal quantidade de tempo. Na prática, a quantidade que nos
interessa é quanto estamos atrasados e avaliamos quanto temos que correr para
estar numa certa hora num certo local, seja na escola ou no trabalho. Durante o
dia, repetiremos este processo inúmeras vezes para não perdermos nossos
compromissos. E faremos essas avaliações de forma tão automática que não nos
daremos conta da complexidade matemática envolvida.
Assim que abrimos os olhos
pela manhã, a primeira coisa que fazemos é nos localizar no ambiente, nossa
distância com relação à parede, à porta, ao chão, etc. Sem essa localização, é
impossível estabelecer um percurso que nos leve da cama ao banheiro. Durante o
dia, faremos inúmeras localizações deste tipo, de forma tão automática que
poderemos estar lendo uma revista enquanto andamos pela rua e não só evitaremos
obstáculos e outras pessoas como nos orientaremos para saber quando deveremos
dobrar à direita ou esquerda para chegar aonde desejamos. No carro, poderemos
estar conversando com alguém no banco ao lado, enquanto seguiremos pelo
percurso desejado, mantendo a devida distância dos carros vizinhos. Teremos
ainda de nos localizar temporalmente, construir e seguir agendas e cronogramas.
Todas essas localizações, ainda que espontâneas e sem a complexidade envolvida
na confecção de mapas, envolvem referenciais baseados na Matemática.
No banheiro, para
escovarmos os dentes, avaliamos a quantidade adequada de pasta de dentes sobre
a escova. É uma avaliação de volume que, novamente, fazemos inconscientemente.
É famosa a história da fábrica que aumentou seus lucros simplesmente aumentando
o diâmetro do furo do tubo de pasta - muitos consumidores foram levados a
consumir mais pasta simplesmente porque estavam acostumados a avaliar o volume
simplesmente pelo comprimento do cilindro de pasta colocado sobre a escova.
Durante o dia, faremos inúmeras avaliações visuais de volumes os mais variados:
o cone do açúcar na colher do café, o elipsóide do xampu na palma da mão, etc.
Isso, sem falar nas avaliações de distância, de peso, de temperatura, de
velocidade, de força, etc. que faremos simplesmente para conseguirmos nos mover
e utilizar objetos durante todo o dia.
Para apanhar o ônibus ou o
táxi, pagar o pedágio ou a gasolina, temos que calcular preços, contar moedas
ou cédulas de dinheiro. Durante o dia, contaremos inúmeras coisas, desde as
páginas daquele relatório que temos que ler, os alunos presentes na sala, as
laranjas que levaremos para casa, os dias que faltam para o fim do mês, etc.
Podemos ter a percepição de como a Matemática está presente.
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