Atividade para Aluno do 5º Ano


Plano de aula

Cartões numerados

Objetivo 
Utilizar critérios apoiados nas regras do nosso sistema de numeração para comparar números de até três algarismos. 


Conteúdo 
Ordenação. Objetivo 

Utilizar critérios apoiados nas regras do nosso sistema de numeração para comparar números de até três algarismos. 


Conteúdo 

Ordenação. 


Anos 
3º e 4º.

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Tempo estimado 
3 ou 4 aulas 


Material necessário 
Para cada dupla de alunos, três cartões de 7 x 10 centímetros, com algarismos diferentes (por exemplo: 5, 8 e 1). 
12 cartões em branco.





Desenvolvimento 
1ª etapa
Distribua os cartões e peça que as crianças montem números de dois ou três algarismos sem repeti-los (elas podem chegar a 12 no máximo) e anotem cada um deles em um cartão em branco. É possível que as crianças comecem as combinações pelos números de dois algarismos e depois parem, achando que as chances estão esgotadas.

Descrição: http://revistaescola.abril.com.br/img/matematica/matematica-cartoes-02.jpg
2ª etapa
Proponha que as crianças ordenem os números que formaram.


Avaliação 
Organize a turma em pares e entregue para cada dupla um cartão com um número de dois algarismos (o 53, por exemplo). Depois entregue outro cartão com um algarismo escrito (o 4, por exemplo) e pergunte em que posição em relação ao 35 ele deve ser colocado para formar o número maior possível. Se for à esquerda, ficara 435 e, se for à direita, 354. Proponha sucessivamente diferentes "terceiros algarismos" para depois discutir com a turma em quais situações é melhor colocá-lo à direita e em quais à esquerda. Peça que os estudantes elaborem uma conclusão geral, fundamentando-a, e a registrem no caderno.


Fonte: 
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/cartoes-500308.shtml


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