Plano de
aula
Cartões
numerados
Objetivo
Utilizar critérios apoiados nas regras do nosso sistema de numeração para
comparar números de até três algarismos.
Conteúdo
Ordenação. Objetivo
Utilizar critérios apoiados nas regras do nosso sistema de numeração para
comparar números de até três algarismos.
Conteúdo
Ordenação.
Anos
3º e 4º.
Tempo
estimado
3 ou 4 aulas
Material necessário
Para cada dupla de alunos, três cartões de 7 x 10 centímetros, com algarismos
diferentes (por exemplo: 5, 8 e 1).
12 cartões em branco.
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua os cartões e peça que as crianças montem números de dois ou três
algarismos sem repeti-los (elas podem chegar a 12 no máximo) e anotem cada um
deles em um cartão em branco. É possível que as crianças comecem as combinações
pelos números de dois algarismos e depois parem, achando que as chances estão
esgotadas.
2ª etapa
Proponha que
as crianças ordenem os números que formaram.
Avaliação
Organize a turma em pares e entregue para cada dupla um cartão com um número de
dois algarismos (o 53, por exemplo). Depois entregue outro cartão com um
algarismo escrito (o 4, por exemplo) e pergunte em que posição em relação ao 35
ele deve ser colocado para formar o número maior possível. Se for à esquerda, ficara
435 e, se for à direita, 354. Proponha sucessivamente diferentes
"terceiros algarismos" para depois discutir com a turma em quais
situações é melhor colocá-lo à direita e em quais à esquerda. Peça que os
estudantes elaborem uma conclusão geral, fundamentando-a, e a registrem no
caderno.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/cartoes-500308.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/cartoes-500308.shtml
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