História da Matemática


Os textos matemáticos (em escrita cuneiforme) mais antigos foram encontrados na Mesopotâmia. Na China, é inventado o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido. Estas coisas aconteceram entre 3000 e 2500 a.C.

Aproximadamente em 1600 a.C., é escrito o papiro de Rhind, principal texto matemático dos egípcios, este contem regras para o cálculo de adições e subtrações de frações, equações simples de 1º grau, diversos problemas de aritmética, medições de superfícies e volumes.



O papiro de Rhind intitula-se Instruções para conhecer todas as coisas secretas e é, sem dúvida, o mais precioso documento de quantos existem relativos aos conhecimentos matemáticos dos egípcios.


Conhece-se muito pouco sobre a intenção do papiro. Se há indicações de que poderia ser um documento com intenções pedagógicas ou mesmo um simples caderno de notas de um aluno, para outros historiadores representa um guia das matemáticas do antigo Egito, pois é o melhor texto de matemática.

Basicamente o papiro dá-nos informações sobre aritmética, fracções, cálculo de áreas, volumes, progressões, repartições proporcionais, regra de três simples, equações lineares e trigonometria básica.

De 550 até 450 a.C., é estabelecida a era pitagórica, caracterizada por grandes conhecimentos na geometria elementar, como o Teorema de Pitágoras. O Teorema de Pitágoras talvez seja o mais importante teorema de toda a matemática. Com ele pode-se descobrir a medida de um lado de um triângulo retângulo, a partir da medida de seus outros dois lados.

Pitágoras disse:

A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

O desenvolvimento do sistema numérico atual começou no vale hindu. Encontram-se testemunhos com 2200 anos gravados em pilares. Em 850 d.C. existiam os nove símbolos diferentes, que não se baseavam em letras de nenhum alfabeto nem em pictogramas. Tal como os restantes dígitos, o zero também foi evoluindo. No início era apenas um ponto que representava uma coluna vazia num ábaco. Foi a partir do ábaco que os hindus desenvolveram o sistema posicional de numeração. Colunas imaginárias baseadas em potências de dez representavam as colunas do ábaco. O valor posicional permite que qualquer dos dígitos represente um valor diferente. O algarismo 5 pode representar cinco unidades, 50 unidades (cinco dezenas), 500 unidades (cinco centenas), e assim sucessivamente.

Fonte:

http://www.infoescola.com

http://www.educ.fc.ul.pt       


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